top of page
Search

Sindrome do Ovário Policístico


Mais conhecida como SOP, essa sindrome é diagnosticada pelo ginecologista no qual o paciente pode apresentar alterações como hiporandrogenismo com disfunção ovulatória, hiporadrogenismo com alteração da morfologia do ovário, oligo-ovulação com alteração da morfologia do ovário ou quando há presença de hiporandrogenismo com oligo-ovulação e alteração na morfologia do ovário.


Você sabia que a SOP é influenciada pelo ambiente. Alguns pesquisadores confirmam que essa condição se dá mais pelo estilo de vida do que pela genética.


De forma bem resumida, entenda algumas alterações que a SOP pode causar. Lembrando que a sindrome não tem cura, mais sim controle.

Complicações metabólicas: muito comum nas mulher diagnosticada com SOP apresentarem alterações nos níveis de insulina e glicose em jejum, sendo assim o risco de resistência a insulina e diabetes é um pouco maior.


Essas pacientes também apresentam o crescimento de pelos pelo corpo aumentada (devido a alteração hormonal) além de poder apresentar uma pela com mais acne (espinhas) e queda de cabelo.


O acúmulo de gordura visceral se torna um "ciclo vicioso" se não bem acompanhado pela nutricionista e por você, pois quanto mais resistente a insulina maior a inflamação e maior a gordura visceral. Uma outra condição é a taxa metabólica basal reduzida sendo assim tem uma menor queima calórica em repouso podendo gerar obesidade.


Complicações nutricionais: Muito comum encontrar nessas mulheres. uma relação alterada de cálcio e magnésio, e esse aumento de cálcio irá estimular ainda mais a produção de insulina. Elas podem apresentar alterações na regulação do apetite.

A saúde intestinal pode estar alterado em alguns casos contribuindo ainda mais com as complicações da SOP.


E agora nutri? O que eu faço?


Como mencionado anteriormente a SOP não tem cura mais sim conseguimos reduzir todos os sintomas e só conseguimos mandando o estilo de vida.

Por isso o primeiro passo é você entender a sua condição e ver se está disposta a fazer pequenas mudanças em seu dia-a-dia.

Mudanças simples e fáceis mais que irão exigir um esforço grande ... Afinal, você irá sair da zona de conforto.


Deixarei algumas dicas gerais para você já começar a fazer, mais ainda é necessário estratégias mais específicas de acordo com o seu diagnóstico.


Anote as dicas

  • Faça exercício físico

  • Reduza o consumo de Glúten

  • Coloque em seu dia pelo menos 2 chás antiinflamatórios

  • Consuma muitos vegetais

  • Consuma alimentos de baixo índice glicêmico

  • Reduza o consumo de leite e derivados

  • Invista em um bom ômega 3

  • Use óleos a seu favor: óleo de linhaça, óleo de abacate, óleo de gergelim, óleo de abóbora

  • Reduza o consumo de bebidas alcoólicos

  • Consuma proteínas magras e vegetais

  • Consuma alimentos ricos em fibras

  • Beba muita água ao longo do dia



Espero que tenha ajudado com essas dicas.


Contatos:

Email: contato@nutrifernandapucci.com

Insta:@nutrifernandapucci

Face: Nutri Fernanda Pucci



Recent Posts

See All
bottom of page